Bem-Vindo aos Titlos Ricardo !
31-05-2012 13:43
Finalmente um português vence um torneio no Europeantour
Ricardo Santos para a história
XX Open da Madeira
Ricardo Santos para a história
O algarvio tornou-se hoje no segundo português a vencer no European Tour, por ocasião do Open da Madeira. Foi uma vitória verdadeiramente demolidora, obtida com uma volta final de 63 pancadas no Santo da Serra.
Ricardo Santos venceu hoje o 20º Open da Madeira, no Clube de Golfe do Santo da Serra, no Machico. O algarvio de 29 anos tinha iniciado a última volta empatado com três jogadores no terceiro lugar, a quatro shots do líder espanhol Carlos Del Moral. Ao concluí-la com 63 pancadas (nove birdies), nove abaixo do Par 72, acabou por ganhar com quatro de vantagem sobre o sueco Magnus Carlsson.
É o segundo português na história do golfe nacional a conquistar uma prova do European Tour, 20 anos depois do êxito de Daniel Silva no Open da Ilha de Jersey, em Inglaterra. Valeu-lhe um prémio de 112.500 euros e a subida para 50º na Race to Dubai, tabela em que soma já 186.637 euros de prémios em 2012.
“Foi uma vitória espantosa, que representa um grande orgulho para o golfe nacional”, disse Manuel Agrellos, presidente da Federação Portuguesa de Golfe. “O Ricardo é um produto completamente português, das escolas de Vilamoura, da Alta Competição, das Selecções Nacionais e depois como profissional.”
“Estamos todos muito satisfeitos, mas o mérito é todo dele. O golfe nacional agradece-lhe”, acrescenta Manuel Agrellos. “É também um sintoma de que estamos a progredir e que mais vitórias aparecerão certamente.
Espero que o Ricardo Santos, e outros, continuem na senda do sucesso.”
“Vencer o meu primeiro torneio do European Tour no meu país é muito especial”, disse. “É algo extremamente emotivo e ainda não tenho palavras para descrever como me sinto. Foi uma volta sensacional – definitivamente, a melhor da minha carreira. Foi espantoso ter os espectadores a torcer por mim.”
Com este triunfo, o português garantiu automaticamente o cartão do European Tour para 2013 e conquistou um lugar no BMW PGA Championship (24 a 27 de Maio), a prova-bandeira do circuito, em Londres, onde irão competir, entre outros, Rory McIlroy, Luke Donald e Lee Westwood.
Santos, que o ano passado havia vencido na Suécia uma prova do Challenge Tour (II divisão europeia), dedicou a vitória à mulher, Rita Brissos, à filha, Vitória, aos seus pais, ao seu caddie, o argentino Jorge Gamarra, a Almerindo Sequeira e David Moura (que fazem parte da sua equipa técnica) e aos seus patrocinadores.
Contas feitas, Ricardo totalizou 266 pancadas (68-67-68-63), 22 abaixo do Par. Magnus Carlsson, o vice-campeão somou 270 (66-66-71-67). O dinamarquês Andrea Harto foi o terceiro com 271 (67-71-66-67), em quarto ficou um quinteto de jogador com 271, entre os quais Carlos Del Moral.
Os portugueses, António Rosado e Nuno Henriques, terminaram a sua prestação de forma positiva, abaixo do par. O madeirense Nuno Henriques ficou na 53ª posição com 285 (73-67-73-72) e António Rosado foi 60º com
286 pancadas (72-69-72-73).
———
Voltar